sábado, 8 de janeiro de 2011

Resenha: Chantilly



Autor(a): Mare Soares
Editora: Folha Carioca Editora Ltda
Páginas: 148
Publicação: 2010
Skoob:  livro & autora
Onde comprar: Parêntese, site oficial 




    Um livro para quem gosta de mistérios, 
intrigas e personagens nada convencionais,
todos juntos em uma narrativa e simples e rápida. 





Um diário foi escrito. Catherine Aragon, numa atitude desesperada, escreve suas recordações em busca de socorro. Somente dez anos depois suas palavras foram ouvidas por um renomado cientista. Ethan Stuart, um homem com pouco carisma, toma as rédeas da situação para tentar ajudá-la.
Ele contará com a ajuda de personagens suspeitos: o exótico Leon Saiter, um alcoólatra sem muita perspectiva que arriscará a própria vida para obter êxito na resolução do caso e a interessante Anabelle, que vive em dilema dentro de si onde questionará suas verdades e seus valores.
A tríade investigadora conclui a soma dos catetos, tornando Chantilly um dos desafios mais intrigantes do seu viver.
Mergulhe nesta aventura, em um ambiente noir, repleta de mistérios a serem desvendados numa cidade onde as pessoas perderam as lembranças.

Bem, pela nota ao lado da capa já dá ter uma primeira ideia do que achei deste livro.
Agora, vamos aos detalhes.
Desde que terminei de ler, e quando penso em Chantilly, me vem a ideia de uma ótima trama, mas junto está a sensação de distância. Oi?
Ok, deixe-me explicar melhor.
Devido a rapidez dos acontecimentos (várias coisas descritas em menos de 200 páginas - o que pra mim é um grande feito, já que não tenho o mesmo dom de concisão) e a pouca descrição dos cenários, não se abre muito a possibilidade de estar dentro da cena, de fazer parte dela. É a diferença entre você estar vendo uma festa do lado de fora e do lado de dentro. É como se os acontecimentos passassem diante seus olhos, atrás de uma tela de vidro. Estão ali, mas são de algum modo intocáveis.
Não que isso seja um desmérito, mas me deixou um pouco... intrigada. Pois isso é dificil de acontecer. E a sensação do vidro "protetor"... talvez seja realmente um mérito da Mare. Mas ainda prefiro me ver dentro das cenas...
Outra coisa que ajuda é o modo de apresentação dos personagens, pessoas dificeis com vidas complicadas, e se vendo metidos em um caso aparentemente sem solução, rodeadas de acontecimentos repentinos e tendo que se virar como podem. Não há tempo de apresentações propícias, de cultivo de empatia. De novo a história de tudo acontecer muito rápido.
Mas claro, fora isso, repito que a trama é muito interessante, me surpreendeu muito no início e com seu final!
(se bem que o final foi uma surpresa um tanto... "mas como assim já acabou? e acabou assim??" uahauh bem, sem mais spoilers senão a Mare me mata de vez^^")
É claro que agora fico querendo saber o que vai acontecer, e babando pra saber quando sai o segundo volume da trilogia, mas fazer o que... hehe
Enfim, vale a pena a leitura! (mesmo porque a linguagem é simples, a leitura flui e o livro é pequeno e portanto possivel de se levar na bolsa - para quem vive em grandes cidades e anda de condução é uma grande qualidade!) 


~ Nota: 3,7 (leitura indicada! poucas restrições)


agora quero saber de vocês: o que acharam do livro? Fui só eu que tive essas sensações?
Quero opiniões^^

4 comentários:

  1. Aii sou suspeita para falar, adoro a Mare e achei o livro genial!
    Gosto de livros que ficam "intocados" como você disse.

    Adorei a resenha querida!

    beeeijos

    - Ao infinito... e além?-

    ResponderExcluir
  2. Eu não li o livro. Tenho a maior vontade. Mas achei super interessante a sua opinião. Já teve livros que eu li e senti essa mesma sensação: de a história boa, mas de distância. Em que eu não consegui me envolver com nenhum personagem, pois eles mesmo tendo características profundos, foram descritos superficialmente. Resultado: não aconteceu a empatia.

    ResponderExcluir
  3. Mal a demora \o/
    (já li seu e-mail, sobre revisão e tal, na verdade, eu tenho colhido os comentários, acho que precisaria de uma segunda revisão, parece que essa não ficou tão boa x_x)

    Primeiramente, eu aprecio a sinceridade e agradeço por isso!
    Sobre ambientação, cara, vc foi a primeira pessoa a comentar isso XD e foi o que eu disse desde quando escrevia. Eu não sei fazer. UAHUAHA
    Confesso que apesar da trama, minha grande preocupação são minhas personagens. O segundo será maior, já senti isso =x e mais detalhado, inclusive, nesse aspecto. Tô me esforçando pra isso, mas confesso achar mt complicado.
    Sobre as personagens, nossa, vc me deixou um pouco preocupada o.o e aí eu fiquei pensando...
    Eu entendo o que vc falou e não tiro a razão, minha visão de autora é muito diferente, pq eu sei tudo sobre eles XD
    Mas aí eu pensei e pensei... É um ambiente noir. Caiu bem dentro disso mesmo. Uma femme fatale, pessoas ambíguas, derrotados, alienados. Obsessão sexual, fatalidades, traições.
    Confesso não saber se existem livros noir, mas existem filmes. XD e era pra ser um roteiro, cm eu digo no final. É um estilo e pode a ver simpatizantes e não simpatizantes, mas eu espero conseguir manter isso nos próximos :x
    enfim, é isso, falei demais? XD
    uahuahae
    bjoo mari =))

    ResponderExcluir
  4. oi Mare, desculpa a demora pra responder^^"
    aah então tá bom o// como já disse, se vc quiser eu posso ler de novo e revisar. é só pedir ok?

    aah mas com o tempo vc vai conseguindo a manha^^
    e sim, construção de cenários/ambientação é dificil mesmo. digo por experiência própria hehe

    uhuum simsim
    por isso que eu disse: não é um desmérito, pelo contrário: pode até ser uma qualidade sua, uma boa pegada pro estilo que vc usou e construiu^^
    ah claro, e como dizem: se nem Jesus conseguiu agradar a todos, pq vc, mera mortal, irá?
    ;P

    mas ó, to esperando ansiosa o segundo livro heein heheh o//

    nah falou demais nada! adoro comentários grandes o//
    bjooos!

    ResponderExcluir