sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Resenha: Nosso Lar - A Vida no Mundo Espiritual



Autor: Chico Xavier/ André Luiz
Editora: FEB
Páginas: 320
Publicação: 1944



Um livro não necessariamente para espíritas ou crentes, 
mas sim para os que decidem abrir a cabeça 
(e quem sabe o coração?) 
para uma nova e impressionante teoria pos mortem.




"Nosso Lar" é o nome da colônia espiritual que André Luiz nos apresenta neste primeiro livro de sua lavra.
Em narrativa vibrante, o autor nos transmite suas observações e descobertas sobre a vida no mundo espiritual, atuando como um repórter que registra as suas próprias experiências.
Revela-nos um mundo palpitante, pleno de vida e atividades, organizado de forma exemplar, onde Espíritos desencarnados passam por estágios de recuperação e educação espiritual supervisionados por Espíritos superiores.
Nosso Lar nos permite antever o mundo espiritual que nos aguarda quando abandonarmos o corpo carnal pela morte física.

Trata-se de uma obra especial - tanto em conteúdo quanto em forma de escrita -, dirigida para os que se interessam de  fato em aprender os fundamentos do espiritismo (mas não necessariamente serem espíritas ou crentes de algo, e sim curiosos em conhecer essa filosofia de vida - e morte).
A riqueza de detalhes é impressionante, tanto do cenário quanto do modo de vida, instituições e crenças que reinam a descrita cidade espiritual, todas expostas sob os olhos curiosos do recém-chegado médico André Luiz.
É uma leitura muito bonita, comovente e impressionante, mas exige do leitor paciência e persistência, pois seus capítulos são altamente explicativos, e a linguagem mais antiga, do qual ele se vale, pode ser um empecilho para os não tão acostumados com tal estilo, além da constante adjetivação, o que eu confesso que me incomodou um pouco - mas nada que me impedisse de ler o livro até o fim.
E o mais interessante de tudo é você ter em mãos uma obra que pode ser tanto tida como ficção (extremamente criativa), ou como realidade.
Afinal quem sabe o que nos espera "do outro lado"?
(e não, esta não é uma ameaça do tipo "leiam o livro e serão salvos", muito pelo contrário. Só estou dizendo isso porque esta obra tece uma teoria muito plausível, palpável, para esclarecer um dos grandes mistérios - e maiores medos - da humanidade).

~ Nota: 4 (leitura altamente indicada, mas com ressalvas importantes)

obs: me sinto muito honrada em fazer uma resenha para este livro... de verdade, ele é magnífico, sua filosofia é muito bonita e comovente, e prega coisas das quais realmente a humanidade necessita ouvir - e praticar -, independente de qual seja sua crença, credo, religião.

Um comentário:

  1. O mais importante desta obra é sem dúvida a ideia de amor perfeito. O sentimento de ajuda e carinho pela vida e morte do proximo.

    Este livro mostra que estamos todos aqui neste milagre da vida para fazermos essa diferença amando verdadeiramente sem esperar em troca.

    O amor é descrito de maneira lógica e ilógica pois é um sentimento indescritivel, que da o verdadeiro sentido para vivermos em harmonia com o Todo.


    Muito linda essa resenha.
    Parabéns Amor!!
    s2s2

    ResponderExcluir