segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Resenha: CLOVER

Antes de qualquer coisa, gostaria de esclarecer que concordei em servir de base para a exposição das resenhas de minha Criadora porque me interesso muito pela mente humana, e para isso, nada melhor que suas produções artísticas.


Agora, dou a palavra a ela.


Obrigada Cotem :3

A Estreante da minha "sessão" resenhas será justamente o mangá que terminei de ler ontem, e portanto o que está mais fresco em minhas memórias e em meu coração, e nada melhor do que isso para escrever e descrever fielmente minhas impressões, não é?

Clamp

Kazuhiko é um jovem (profundamente ferido) agente de um mundo barroco e retro-tech, retirado de sua aposentadoria para escoltar Sue até o destino que apenas ela sabe. 
A misteriosa órfã parece já conhecê-lo, mesmo ambos nunca tendo se visto antes.
Isso porque, desde os quatro anos, Sue cresceu tendo apenas duas vozes (distintas) como único contato com humanos: a de General Ko, sua velha "avó" e comandante de Kazuhiko; e a da falecida namorada dele, a bela cantora Ora.
O motivo de Sue ter sido mantida presa todos esses anos é justamente o que ela é, o que o Clover Leaf Project (Projeto Folha de Trevo) descobriu: um segredo máximo militar... 
a pessoa mais perigosa do mundo.

  Ora
              Kazuhiko & Sue                                        Ora

Pense em uma música. Mas não qualquer uma, tem que ser aquela que te inspira, te transporta pela letra e melodia aos sentimentos de quem escreveu.
Agora pense em uma história baseada em uma música. Ou melhor: uma música que serve de linha principal a uma história.
Conseguiu?
Então, é exatamente isso que acontece com o mangá Clover. Uma música para cada edição, uma canção para uma época da vida daqueles personagens.
Uma história que mescla maestralmente bem um futuro próximo e possível, dramas psicológicos, e relações interpessoais.
Ou seja, uma obra digna de levar a assinatura Clamp.
Os personagens são muito bem desenvolvidos, apesar da história ser curta. O visual é fantástico, e o que ele apresenta de novo são os grandes espaços em branco entre um quadrinho e outro, o que aumenta a dramaticidade da obra.
Claro, quem gosta mais de ação, lutas, movimento, pode até se entediar com o ritmo, mas quem se interessa por tecnologias futuristas, experimentos com humanos, poderes paranormais, e principalmente sentimentos, vai se encantar com esta história
E o mais interessante é seu ritmo não linear: a primeira edição é o fim, e as outras três são o desenrolar, o que de fato aconteceu para tudo acabar daquele modo. É impressionante.
E o lado cruel de tudo: quanto mais se explica o passado, mais você se apega aos personagens, cujo futuro você já sabe, e bem, quem conhece as obras do Clamp, sabe que isso não pode ser nada bom.

Enfim, indicadíssimo para fãs de Clamp e/ou de um bom drama psicológico.
E apesar de não ter ainda versão em português, quem tiver a oportunidade, encomende na Livriaria Cultura: eles disponibilizam um volume único da Dark Horse, com material extra.

~ Nota: 4,5 (leitura altamente recomendada! poucas restrições)


                                        Ora & Sue


e espero que gostem tanto quanto eu gostei^^
ah e claro, se você já tiver visto, lido ou sabido de opiniões, por favor, exponha-as aqui! ;3
(e fikdik para buscarem mais obras do Clamp, sendo que várias delas já ganharam versões brasileiras! vale muito a pena!)

2 comentários:

  1. Sakura Card Captors é do Clamp, né? Ou eu to enganado?? Eu achava legal o desenho...

    ResponderExcluir
  2. é sim! beem mais levinho que Clover, mas não menos interessante :3 tb recomendo! (mesmo parecendo mais "coisa de menina", recomendo a todos os tipos de sexo heheeh ;3)

    ResponderExcluir