quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Resenha: Anacrônicas

Autor: Ana Cristina Rodrigues
Editora: Gráfica e Editora A1 Ltda
Páginas: 89
Publicação: 2009
Onde comprar: Livraria Cultura, Leonardo da Vinci, ou direto com a autora



Sinopse:
Este livro é um pequeno mundo traduzido em cem páginas. Quem criou? Nunca saberemos, mas se vocêr se dispuser a entrar nele, encontrará alguém que o conhece muito bem.
Ana Cristina Rodrigues compartilha com você um pequeno mundo descoberto ao seguir um coelho, ao ver o fim do mundo pela TV, nos últimos momentos antes da tocha acusadora tocar na palha, ao se deparar com deuses possíveis e inimagináveis.
Se depois disso você souber algumas respostas, ela se sentirá grata.
Se sair deste mundo com mais perguntas, você se sentirá como ela.
(Estevão Ribeiro)

Este livro foi indicação de uma amiga, ambos conhecidos no Fantasticon (evento de literatura fantástica que aconteceu no início de setembro deste ano (2010), na biblioteca Viriato Corrêa). Foi o primeiro livro de fantasia nacional que li, e tive uma ótima primeira impressão sobre o gênero, a autora, e a nossa literatura.
Sei bem que apenas uma edição - neste caso de menos de 100 páginas -, não pode de forma alguma ser tida como representante da fantasia brasileira em geral. O que digo aqui é que se trata de um ótimo exemplar.
Em cada conto, que em média duram de 4 a 6 páginas, escritos em linguagem simples e fonte relativamente grande (para quem está acostumada com as letrinhas dos Harry Potter da vida), a autora tece as histórias, mas mais do que simples narrativas, ela tece sentimentos: ao final de cada conto, me encontrava preenchida pela sensação que ele passava, por vezes mais fortemente do que a imagem da história em si (que convenhamos também são bem interessantes por suas temáticas e abordagens diferenciadas - mais focalizadas no universo medieval, que é aliás, seu objeto de estudo e profissão). E aqui reside o grande mérito de Ana Cristina, já que tocar as pessoas através de palavras não é uma tarefa fácil, pois depende muito de como o texto é escrito, quanto de sentimento e dedicação o autor coloca na obra, e principalmente onde e em quais condições o leitor irá lê-lo, já que sua predisposição emocional conta muito nessa hora. A partir de todos esses fatores que se estabelecerá - ou não - a tão almejada empatia entre os dois lados. E uma coisa digo com certeza: li os contos em dias distintos, com humores distintos, e me senti tocada por cada um, à sua maneira.
Trata-se portanto de uma leitura rápida e muito proveitosa, bem estruturada e fluida, que proporciona ideias e tiradas inteligentes sem cair no clichê (mesmo citando abertamente Alice no País das Maravilhas, logo no primeiro conto), e sentimentos especiais ao fim de cada um. Como se cada pequeno pedaço de realidade criada te deixasse estupefato, tal qual um pequeno acontecimento marcante.
Vale muito a pena!
Ah pode ter ficado implícito, mas é sempre bom esclarecer: este livro só não é bom para quem busca aventuras, cenas de ação rápidas e de grande tensão, já que são contos mais intimistas - por isso a grande potencialidade sentimental. Mas se você se dispõe a abrir cabeça e coração para mundos novos, esta é uma superdica de cabeceira!

~ Nota: 4,5 (leitura altamente recomendada, poucas restrições)

E vale dizer que as ilustrações foram feitas por seu marido, Estevão Ribeiro, o mesmo cara que criou as tirinhas d'Os Passarinhos, uma ótima dica de leitura e diversão também! Humor inteligente, personagens marcantes e tiradas sensacionais!



confiram no site: http://ospassarinhos.wordpress.com/
e e também podem comprar pela editora, a Balão Editorial: http://balaoeditorial.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário