quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Relatos de uma Brasileira Espanhola #2


Segunda semana...
A primeira sensação que ficou desta segunda semana foi: passou muito rápido!

Pois é, ao contrário da primeira, que se passou mais devagar do que era esperado, esta passou vertiginosamente mais acelerada. Pode ter sido pelas mudanças, pela adaptação... aliás provavelmente é exatamente isso. Sabe quando você vai por um caminho pela primeira vez, que parece muito maior do que realmente é, ou quando vê um filme pela primeira vez, que as cenas parecem muito mais longas do que são? Então é exatamente isso que aconteceu: o filme da vida estava apresentando tudo novo, e tudo em câmera lenta para ser melhor apreciado. Agora que grande parte de tudo por aqui já é mais ou menos conhecido, ele pode voltar à sua rotação normal.

Momento epifania do dia: completo.

Agora vamos aos fatos.

Esta segunda semana começou já com uma decisão a ser feita: para onde ir. Onde viver. Uma certeza acima de tudo isso: preciso de uma casa minha, de um espaço só meu. E dentre todos os apartamentos que consegui visitar – que o dono não rechaçava a minha proposta de aluguel por seis meses (já que geralmente os contratos são de um ano) -, teve um que se destacou. Não tanto pela beleza ou imponência, mas sim pelo cheiro e pela aura do lugar e da pessoa que já vivia ali – e que sim, se chama Maria também xD Foi muito interessante porque quando bati os olhos na Maria Jose (falarei dela assim por enquanto, para diferenciá-la de minha primeira anfitriã, a Maria Josefa) senti algo, como um estalo, um reconhecimento: “futura colega de teto”. E quando entre no apartamento, senti outro estalo: “casa”. O mais incrível foi o quanto isso foi nítido.
É claro que visitei outros apartamentos – mesmo porque a Maria Jose também não estava tão interessada na minha proposta de 6 meses ao princípio, mas depois pareceu aceitar melhor -, e teve um ao final que realmente me colocou em dúvida entre ele e o previamente gostado, que rendeu uma noite mal dormida e uma tempestade de dúvidas e incertezas.

Para esfriar a cabeça e conseguir pensar direito, resolvi sair pela cidade e fotografar alguma coisa bem legal.
Acabei entrando na catedral, um lugar enorme, imponente, lindo. 



Nunca imaginei que ia me emocionar tanto ao ficar ali – mesmo porque me lembrei de minha mãe e vó, e isso potencializou os efeitos. Fotografei sim, muito, e andando pelo espaço enorme, acabei me juntando a um grupo de visita ao museu anexo à catedral, onde ficamos sabendo sobre a origem e data de algumas peças – coisas desde o século XIV, que é a data da primeira construção da catedral, até o século XIX e início do XX, período de reformas. Soubemos que aquele altar imponente não era o original, mas sim um substituto vindo de Madrid por conta de um incêndio que destruiu grande parte da construção e seus objetos. Ficamos sabendo também de famílias ricas que patrocinavam igrejas e pinturas, e ganhavam capelas na catedral; que os sinos tinham vários timbres para diferentes ocasiões; que a catedral foi construída em cima de uma mesquita dos primeiros anos depois de Cristo, e muitas outras coisas.



Satisfeita, mais calma e já na hora do almoço, voltei pra casa, e decidi, e com a decisão veio a paz interior - o que é um ótimo sinal. Neste dia também encontrei internet 3G para poder acessar minhas coisas em casa – uma grande comodidade, convenhamos, apesar de muito cara.

E finalmente, no dia seguinte, me mudei. Maria Jose saíra para estudar na faculdade, me deixando sozinha e livre pra fazer o que fosse preciso. Carreguei malas e cuias, limpei chão, banheiro, desci e subi incontáveis vezes por conta de providências e mantimentos, e no final do dia havia um trapo de Mariana, dolorido e exausto.
Tanto que a noite foi mal dormida. Ainda bem que foi a única assim - até agora.

Nos dias seguintes fui mais dona de casa do que turista – apesar de ter saído para experimentar o frozen yogurt daqui, o menor sendo muito maior que os oferecidos no Brasil, mas também mais diluído – e tirar fotos da Praça Circular.



Falando em praças, não sei se comentei, mas aqui tem uma praça em cada esquina, literalmente, assim como barzinhos, que completam o visual tipico do centro de Murcia. E só do centro também, pois em minhas outras (poucas) visitações a apartamentos, acabei indo a lugar mais afastado, e tudo era muito diferente: espaços amplos, avenidas enormes, construções espaçadas, quase nenhum comércio nas redondezas. Provavelmente é por isso que dizem – e com razão – que se vive muito mais a cidade e a cultura no centro que nas redondezas.

Falando em viver a cultura, no final da semana (sexta de noite) fui ver a Maria Josefa, de quem já sentia saudades, jantamos juntas, conheci uns amigos, bebemos um pouco (no meu caso bem pouco, já sei o quão fraca sou pra essas coisas) – descobri que rum aqui se chama ron xD e eu achando que era um tipo de apelido xD -, e iriamos sair, mas acabou miando, e enquanto eu cambaleava de sono até em casa os colegas só começavam seu esquenta.
Ah sim porque - não sei se comentei -: esta é uma cidade boêmia. Todos os jovens vivem mais à noite que de dia, fumam e bebem bastante. E é incrível a transformação da cidade nesses esses dois períodos: as luzes, os carros, os sons, as pessoas nas ruas. Parecem mundos diferentes – e talvez o sejam mesmo.

Depois de ficar o primeiro dia chuvoso (raro por aqui!) quase todo sentada na frente do pc escrevendo (finalmente *U*) – o que me fez perceber que só conseguia manter meu peso comendo o dobro em todas as refeições por conta das caminhadas turísticas e afazeres domésticos. Tradução: engorda, Mariana! Uahuah – me preparei para sair com a Maria Josefa, mas acabei indo com a Maria Jose e sua amiga Clara a um festival musical de abertura da semana de comemoração do aniversário da cidade, chamado Lemon Pop (a banda que estava tocando naquela hora fazia um som bem sussa - mas nem sei o nome), que logo acabou. Encontramos mais umas amigas, e fomos a um barzinho perto de casa, ou seja, no centro. Lá tomei minha primeira cerveja espanhola – na verdade mexicana, a mais fraca, por favor -, e fiquei sabendo que aqui pessoas tem hábitos passarínicos: comem semente de girassol como aperitivo xD E é bom xB #megusta
Em seguida a Maria Jose me levou a conhecer várias baladinhas (literalmente “inhas”, os lugares eram todos uns ovinhos) que haviam por perto, desde umas de heavy metal impestiadas das mais diferentes fumaças, passando por umas mais generalizadas, com bilhar e musicas pops, até as gays, onde ficamos um pouco mais – por conta de grande parte de pequeno grupo ser “entendido” como dizem aqui. Foi o lugar das coca colas – para contrabalancear as cervejas – e das musicas animadas e espanholas. É incrível como aqui em quase todo lugar se ouve muito mais musica nacional do que as modinhas internacionais #adoro!

E bem, assim chegamos no domingo ensolarado, onde se acorda tarde e tenta retomar as atividades. Saldo desta semana? Positivíssimo, adorando cada vez mais esta cidade. Claro que houveram os momentos de recaída, fraqueza, dúvidas, apreensão, mas que são extremamente necessários ao nosso crescimento – por mais que na hora não pareçam.
E sim, a Maria Jose é uma pessoa bem sussa também (...quando não contrariada), e nos damos realmente bem – pelo menos até agora. A comida está saindo cada vez melhor YEY apesar da minha colega gostar de cozinhar e fazer a maior parte dos almoços – muito bem por sinal; posso até dizer que esse é um dos motivos dos quilinhos a mais progressivos.

E semana que vem guarda ainda mais surpresas: conhecer a faculdade... e que mais?
E quem sabe?

Nenhum comentário:

Postar um comentário