segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cobertura do encontro cultural no OSAM (Obra Social André Marcel)

Sábado de tarde, calor. Algumas discussões, prática de surf em ônibus. E a alegria sempre ali, no peito, afinal estamos indo para mais um evento!

Desta vez, trata-se de um tipo de encontro cultural no OSAM (Obra Social André Marcel) – um centro espírita voltado a obras sociais -, envolvendo apresentações de dança, capoeira e teatro. Ah sim, esse evento foi organizado justamente para comemorar o sucesso da peça Dois Cumpadi, apresentada pelo grupo de teatro Alendarte, liderados pelo professor Júnior Alves. Turma raríssima, muito gente fina e receptiva. E o interessante é que todos estão ali por paixão, almejando desenvolvimento e crescimento, mesmo que não tenham intenção – ou possibilidade - de se profissionalizar no ramo.

Luiz Quadrio e eu chegamos uma hora e meia antes do início do programa para ajudar nos preparativos, e como sempre digo, essa é a melhor hora para conhecer as pessoas do lugar. E como a vida tem dessas coisas, acabei falando com um garoto desenhista, o André, que faz parte da associação Fusão HQ, conhece o Nanquim Descartável (resenhado aqui), e também tem contato com o Thiago Spyked, que por sua vez conheço de um Anime Dreams passado, e venho mantendo contato atualmente!

Falando em eventos de anime (!!), lá também estava Aline, cosplayer por hobby, que encomenda suas roupas e já encenou algumas vezes nos Friends da vida. E ela estava lá justamente para ajudar no evento com sua roupa de personagem do Pandora Hearts, com uma pitada de Tamaki-sempai (Ouran Host Club) <3

Foi com esses dois que conversamos apaixonadamente sobre animes e preferências, até uma garota (superfofa) se aproximar e nos fazer perceber que estávamos nos aprofundando demais no gueto, e deixando os outros de lado (haha ops).

E como estávamos ali para ajudar, nos levantamos, arregaçamos as mangas, recortamos e colamos desenhos nas paredes, ajudamos a organizar cadeiras e mesas, até varremos chão, todos animados e embalados pela voz potente do professor, ajudando, montando o palco, coordenando o pessoal.

Rápido assim deu seis horas, e os convidados começaram a chegar. Família, amigos. Abraços, conversas. Crianças correndo, adultos comprando guloseimas. O Júnior anunciou em alto e bom som que os ovos e presentes de páscoa estavam à venda e com um bom preço.

Aproximadamente uma hora depois foram todos chamados ao espaço de apresentações, onde o grupo de capoeira, coordenado pelo divertidíssimo Marcel Fernando, fez sua apresentação de uma dança que, segundo ele próprio, era originalmente pra ser feita com facões, mas por alguma razão não foi permitido. Mas que sim, ele gostaria de ver as crianças dançando com as pexeiras. Aham.

Em seguida veio uma dançarina e seu pandeiro nos apresentar sua coreografia que parecia um balé estilizado, a qual, segundo ela, foi baseada na Esmeralda do filme O Corcunda de Notre Dame da Disney, e que demorou seis meses para planejar, ensaiar e apresentar.

Terminados os batuques e a dança, todos voltaram aos comes e bebes, conversas e confraternizações. O Luiz apresentou alguns de seus quadros e desenhos aos interessados que passavam por perto, a Aline modelava para fotos e entretinha os convidados, o Júnior anunciava que os ovos e presentes estavam à venda, e as crianças brincavam entre si.

O espaço do centro, já pequeno, ficou deveras cheio, de pequenos, grandes, novos e velhos. De sorrisos e diversão. De alegria.

A apresentação seguinte foi de duas garotas e seus violões, os quais cantaram Que País é Esse, do Capital Inicial, e Hey Joe, do Rappa, entre outros sucessos nacionais.

E mais andanças, conversas, risadas, fotografias, comilanças. O tempo passa tão rápido nessas horas...
Tão rápido que, quase sem percebermos, já estava na hora da apresentação final, a peça Dois Cumpadi, uma comédia que fala sobre pessoas humildes (homem, mulher e o filho) passando a perna num senhor de terras rico. Eu infelizmente tive que ir embora bem no começo. Snif. (mas o Luiz falou depois que foi muito boa! Disse que o pessoal riu e se divertiu muito! Que ótimo!^^)

Espero que estas poucas palavras consigam, ao menos, traduzir uma pequena parte da energia renovadora, da aura de alegria, leveza e receptividade na qual estávamos. Todos reunidos como uma grande família, nos sentindo extremamente à vontade.

Assim como deve ser.

--
Links interessantes:

Mais Fotos: 

enjoy^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário