terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

RESENHA DUPLA & PROMO: O Principe do Best Seller e Vitral! o//


É com muito carinho e orgulho que faço essa dupla resenha aqui! (e ainda com direito a promo! yey!)


Como sempre digo, cada leitura é uma surpresa, pois mais que você imagine do que se trata através da capa e sinopse, nunca será igual ao que você de fato vai encontrar nas páginas brancas do meio.
Foi isso que aconteceu com estes mangás.

Estava eu lá na loja da Comix (aquela da Alameda Jaú, perto da av. Paulista), gastando tubos com meu grande amor e vício, os mangás, quando vejo essas duas carinhas novas, lá no alto da prateleira. 
Como sou dotada de enormes 1,50m de altura, tive que escalar a prateleira pra conseguir alcançar os dois lançamentos, que não sabia por que, me encantaram de tal modo. Acho que foi amor à primeira vista: sabe quando você vê algo e isso te chama a atenção mais que tudo? Que parece que tem um brilho especial? então...
Depois que a grana acabou, voltei eu, de metrô, com minhas pequenas sacolas lotadas de mais de 30 edições de mangás (não falei que era vício?) e sabe qual foi o primeiro, dentre todos, que eu peguei pra ler durante a viagem? Justamente o PBS - simplesmente porque o título toca em um assunto que muito me interessa! Só que, ansiosa do jeito que sou, comecei a lê-lo, e do nada parei (já super animada pela história) e fui ver do que o Vitral se tratava. E me encantei duplamente! Não precisa dizer que terminei de ler os dois em um átimo, e com água na boca por mais. *-*
E acima de tudo: a maior surpresa foi, no meio da leitura, perceber que aquelas duas edições eram brasileiras!!!
E daí é claro que a primeira coisa que fiz ao voltar em casa e ligar o pc foi mandar um email pras autoras, parabenizando-as pela coragem de lançar uma mangá em um cenário - ainda, infelizmente - de grande preconceito contra produções nacionais! (e não preciso dizer que elas foram superfofas e acolhedoras né!)




Bom, mas estamos aqui para falar de resenhas! Então vamos a elas!! 
(é que eu tinha que compartilhar com vocês o início dessa love story~)






Autor(a): Sônia de Alvarenga (Soni)
Editora: HQM
Páginas: 50
Publicação: 2010
Skoob: mangá 
Onde comprar: Loja Futago (oficial) 




Um mangá muito comédia, interessante e inteligente, com um toque verde e amarelo todo especial! Hey você, que gosta de se divertir, o que está esperando?





Será possível criar um escritor de best sellers? É isso que o diretor da Princes School pretende, criando um novo curso que escolherá um autor dentre os alunos que gostam de escrever! Pra isso, ele contratou Paulo Lebre, um famoso escritor de best sellers para dar aulas. Theodore é fã de Paulo e é um dos alunos selecionados, porém Paulo Lebre é osso-duro e não dá moleza pra ninguém. E como se não bastasse, um dos alunos desapareceu! Theodore se junta a Pedro e Maximiliam para solucionar o caso e escrever um livro que agrade o professor.
Acompanhe esta comédia e boa diversão!

Um título atraente a todos, principalmente àqueles que são diretamente relacionados à escrita; personagens cativantes; história (por enquanto) simples, e bem contada. Ou seja, uma diversão para todos, não importa sua idade, mesmo aqueles que não estão muito acostumados com o gênero oriental de quadrinhos.
Nas (poucas) páginas desta edição, fica claro que a história tem muito o que revelar além do pouco que é explicitado. Ela me soou mais como uma apresentação da história e personagens, um capítulo introdutório, que nos deixa sedentos pela continuação, por ver o desenrolar da trama, ali somente semeada.
Outro fator importante é a caracterização dos personagens: cada um tem sua personalidade única, o que é de fato um grande mérito, já que o gênero mangá (e aqui falo dos grandemente aclamados japoneses "originais") às vezes cai na repetição de tipos e/ou estereótipos.
E sinceramente, essa mistura (miscigenação?) entre o traço nipônico e a criatividade brasileira ficou muito boa! É mesmo para fazer todos os preconceituosos engolirem as críticas!
Bem, não tem como falar muito de algo que deve ser lido para ser entendido, curtido, degustado a cada página, tanto a história quanto o traço, o trabalho despendido a cada quadrinho, a dedicação de cada linha (isso principalmente àqueles que desenham também, e que sabem o quanto isso custa de trabalho, de tempo, de determinação).



vitral01_hqm.jpg


Autor(a): Silvana de Alvarenga (Shirubana)
Editora: HQM
Páginas: 56
Publicação: 2010
Skoob: mangá 
Onde comprarLoja Futago (oficial) 




 Uma história profunda, diferente, emocionante. Hey pessoas que curtem se apaixonar por aquilo que leem, o que estão esperando?






Vitral é uma história que se passa em Mekata, uma cidade num país muito distante. Lá vivem Tsumi e Daiji, dois jovens que se encontram por acaso numa noite de Natal. Tsumi sonha em ser um mega-astro da música pop como seu ídolo, Muyami Murasaki. Daiji, por sua vez, sonha em ter uma vida comum longe de Muyami. Sem imaginar que Daiji é filho de Muyami e que está fugindo dele, Tsumi ajuda seu novo amigo, mas na fuga, algo misterioso acontece: os dois se deparam com um vitral fantasma que mostra um futuro de desgraça para ambos. Sem ter ideia do que fazer, Daiji e Tsumi resolvem lutar para que aquela visão não aconteça. Porém, logo percebem que não será nada fácil, pois estão amaldiçoados pelo vitral. Com roteiro e desenhos de Shirubana, do Futago Studio, Vitral é o primeiro mangá do gênero BL (Boy Lovers) totalmente produzido no Brasil, no melhor estilo dos mangás japoneses.

Bom, acho que antes de mais nada, é importante ressaltar o seguinte ponto (assim como a própria autora coloca em uma entrevista): o gênero BL em que este mangá se encaixa não é direcionado para o público gay - ao menos não exclusivamente. É para todos os que apreciam uma história interessante e bem contada, que tem como um dos elementos a relação de mais que amizade entre dois garotos. É isso. E é um isso muito interessante^^ (sim, sou fã de longa data deste gênero, e acho que todos deviam ler ao menos uma vez algo do tipo, para poder saber o que é e assim opinar com propriedade, e também, por que não, se apaixonar? ;3)
E este é um bom mangá para tanto aqueles que conhecem quanto os que não conhecem tal gênero.
Por que?
Ora, porque os personagens se mostraram muito bem construídos e caracterizados (em seus sonhos e medos, desejos e angústias), ambientados em uma cidade fictícia muito palpável (pode ser aqui no Brasil ou no Japão, mas quem se importa de fato?), envolvidos em uma trama que promete grandes surpresas. Sim, é uma história um pouco mais séria que a anterior, e me pareceu um pouco mais profunda também. O que aquela tem de engraçado esta tem que reflexão (não que o inverso não seja possível, mas em menor escala). 
O traço é muito parecido com o do PBS - tanto que da primeira vez achei que era da mesma desenhista -, mas esta é a única grande semelhança que consegui perceber entre os dois.


E, sinceramente, achei muito interessante essa estratégia (?) das autoras em lançarem mangás de estilos gráficos parecidos e quase opostos em história e alma. É como se um complementasse o outro.
Assim como suas criadoras: gêmeas, quase idênticas em sua forma, mas muito diferentes em seu interior.







AGORA VAMOS À PROMOÇÃO??? 
\o/ \o/ \o/



Participar é simples e divertido^^:






sobre o mangá Principe do Best Seller: criar um parágrafo de, no máximo, 140 caracteres a partir da proposta "COMO SERIA O PRIMEIRO PARÁGRAFO DO SEU BEST SELLER?", a ser enviado pelo Twitter, com a tag #PromoPBS

sobre o mangá Vitral: criar um TRECHO DE MÚSICA de, no máximo, 140 caracteres, que contenha a palavra "Vitral" (tem que ser original e fazer sentido ok? nada de "ela comeu o vitral/porque era sensual/e seu amor desigual" certo?), a ser enviado pelo Twitter, com a tag #PromoVitral


As TRÊS melhores criações de cada categoria vão levar O SEGUNDO VOLUME DOS MANGÁS referentes, ou seja, 3 pessoas que criaram para o PBS leva o seu vol. 2, e 3 das que criou para o Vitral leva seu vol. 2. 

Não haverá premiação dupla, ou seja, quem ganhar um é automaticamente excluído de ganhar o outro. 

E podem participar quantas vezes quiserem, mandando quantas criações quiserem até o final da promo ok? 


Ah sim, vale ressaltar que os critérios de seleção serão pela criatividade e ser condizente com a proposta (não é obrigatório usar elementos específicos dos mangás, já que essa promo é pra quem leu E quem ainda não leu).
Gente, as regras são poucas e bem simples, mas devem ser seguidas a risca, senão sua participação não vai ser válida ok?
Vamos lá!



1. preencher o formulário com dados válidos e atualizados (só uma vez, mesmo para quem for participar das duas variantes);
  
2. (se possuir blog) seguir publicamente este (tApV), e os das autoras: Borupen mangá e Kaze no Iro;


3. seguir no Twitter @PeqMari (organizadora), @soniprincess (autora do PBS) e @Shirubanachan (autora do Vitral);


4. dar RT na seguinte frase pelo menos uma vez: "Tô na #PromoPBS/#PromoVitral by @soniprincess @Shirubanachan e @PeqMari! É criar e concorrer! Perder essa? Jamás! http://tinyurl.com/4an56yn" 


5. não ter participado da criação de personagens para o segundo volume do PBS.


6. Morar no Brasil.


7/obs. se não possuir twitter, pode mandar suas criações como comentário deste post 


importante!: a promo tem 2 semanas (15 dias) de duração, então já vai arquitetando suas criações, que dia 17/02, às 23h59min ela acaba hein!!
.
.
.
ook o que vocês estão esperando??
o Paulo Lebre e o Muyami (excelentíssimos juízes imparciais) estão já impacientes com a demora!!

;P


(ah sim, e quem quiser comprar os primeiros volumes, tem precinho camarada e desconto na Loja Futago!! \o/)



43 comentários:

  1. Que legal essa promoção. Já estou participando.

    (sou uma negação em criar frases, mais não custa tentar)

    esperando anciosa pelo sorteio.

    Diih*

    ResponderExcluir
  2. Paulo "Lebre" foi interessante...

    ResponderExcluir
  3. uahuahhu é isso ai gentee \o/
    participem!! quem sabe vcs são os próximos "principes do best seller" ou um grande astro da música??^~
    mas é verdade, só não participo pq não posso xPP

    ah e deem uma olhada no blog da Soni, que tem umas observaçõeszinhas mto interessantes sobre essa promo ^~

    ResponderExcluir
  4. Adoreeeei o blog, parabéns! Principalmente por ter resenhas de mangás *-*

    Vou tentar fazer frases pro concurso, mas sou péssima nisso D: ushush

    Vou acompanhar sempre!

    bjo

    nacidadecinza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. aah brigadãoo Liih!!
    nossa, faz sim! quem sabe isso é só sua modéstia, e a gente descobre em vc uma grande escritora/letrista hein??
    heheh ^~
    bjoos e inspirações pra todos!!

    ResponderExcluir
  6. adorei o blog :D amooo mangás, apesar de que não tenho coragem para participar de concursos :x adorando o blog! Parabéns em! :P
    bye bye :))

    ResponderExcluir
  7. aah como assim Veronicaaa
    participa vai!
    não custa nada, e vc se diverte com a gente!!
    vai vai, por favoor *-*

    hehe brigada <3
    é com a ajuda de vcs que ele vai crescer
    né Cotem?? ;3

    ResponderExcluir
  8. agradeço a todos os humanos que me estão prestando elogios.
    infelizmente não posso retribuir do mesmo modo.
    talvez o faça através de melhorias que apareçam no design ou na interface.
    mas ainda sou muito novo, terei que saber os códigos para depois aplicar do modo que vocês humanos usufruem.
    (... meus zeros e uns me dizem que falar demais em recados é mania humana. será que isso afetará meu status?)
    ass: Cotem

    ResponderExcluir
  9. Olha só! Que chique Mari!
    Vou tentar participar, mas primeiro vou ter que fazer um twitter.
    De qualquer forma se eu encontrar um exemplar do Principe do best seller irei comprar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Participandoooo o/
    ps: usei um livro meu msm xD (nem terminou d escrever, mas tah valendo)

    ResponderExcluir
  11. aah Mateus, não sei se vc não viu lá nas regras, mas não precisa ter twitter! pode mandar por aqui mesmo!!

    e seja bem vinda, Jamilih! pode sim hehehe
    o//

    gambare minna!

    ResponderExcluir
  12. Meo Primeiro Paragrafo Seria Mais ou menos assim:

    Se você Perguntar Se te Amo,
    Não irei responder:
    Se Amar é Sentir algo vivo como Fogo
    Algo magico como Tirar o Coelho da Cartola
    Algo Magnifico como Sentir o perfume de Flores
    Algo tão Lindo como o Brilho do seu Olhar Recochitiando nas Estrelas do Meu mundo!!
    Tenho certeza: Te amo!!


    Ficou um Pouco Mais de 140, Ok!?
    Se naum Aceitarem eu Refaço!!

    ResponderExcluir
  13. oi Mate! o// yey a primeira criação que veio por aqui!! heheh

    então, as regras são de até 140 caract. mesmo... dai pra sua criação valer, vc vai ter que ajustar beleza?^^

    bjooos inspirados!

    ResponderExcluir
  14. Fiz outro Com 136 Caracteres!!
    ----

    Pude Hoje Viver de Verdade!
    Te Encontrei, Te Conhecii,
    Conhecii Seus Olhos, Perfeitos
    Cujo o Brilho Recochitia As Estrelas do Meu Mundo!

    ResponderExcluir
  15. aee agora sim!!!

    \o/

    brigadão heein!
    e se der inspiração, tenta o do Vitral tb ok?^^

    bjoos
    e mto obrigada por participar!

    (ah se vc puder divulgar no seu blog, com o banner acima, agradecemos muito!) <- ISSO VALE PRA TODO MUNDO KAAY?
    ;3

    ResponderExcluir
  16. Já To Divulgando no Meu Novo Blog !!^^
    É O Primeiro Post!! ¬¬
    kkkkkk'
    Passem Lá!!

    ResponderExcluir
  17. Agora é do Vitral!!
    140 Caracteres!!^^
    --
    Sei que não me Ama
    E não me Quer
    Sei que sua vida
    comigo não tem Fé
    Sinto seu pensamento, Limpos como Vidro
    E Seus olhos
    Brilham Como Vitral

    ResponderExcluir
  18. Estou participando! Acho que consegui cumprir as regras, mas o 4º item me deixou meio assim. Eu copiei a frase e ela ficou no limitezinho, nem deu pra RT.

    Isso vale?

    de qq forma to colando aqui também:

    Se pudesse fugir ao meu destino/
    Desenhado na pureza de um Vitral/
    Levaria você comigo/
    ao conhece-lo na noite de Natal

    ResponderExcluir
  19. ué, Kari-chan eu a fiz justamente pra dar RT certinho, e pera... vc é a @kalinebogard? se sim, então vi que no fim deu tudo certo né^^

    ResponderExcluir
  20. 8D

    é que eu sou uma anta, pensei que "RT" tinha que fazer parte da mensagem, rsrsrsr.

    Mas deu certo sim!

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. hahah magina! isso acontece com todo mundo, ctz xD


    bjooos
    gambare~

    ResponderExcluir
  22. Muito legal a promoção *-*
    vou tentar participar da do Vitral, depois tento fazer um melhor .-.

    Quando estava perdido o encontrei
    E me perdi mais, mas nesse lugar
    Pude achar algo bem melhor
    Graças ao vitral te encontrei
    A luz que me tira daqui

    ResponderExcluir
  23. Vou participar da promoção Príncipe do Best Seller. Eu não tenho Twitter, mas eu contei os caracteres (Eu considerei que caracteres são cada letra e não cada palavra) e tô seguindo os blogs. Lá vai:

    ----

    Não, eu não fui pra uma escola de bruxos e nem descobri um mundo num armário. Eu escrevi um livro que agradasse até a mais exigente lebre.

    ResponderExcluir
  24. muito bem, Aline e cr. Binggo o//
    ^^

    ai ai que orgulho de todos vcs viu!!!
    <3
    continuem assim até o final heein~

    ResponderExcluir
  25. A noite caía na cidade de Dallas, a atmosfera estava densa e abaixa umidade do ar revelava que não era tempo para sair de casa. Mas Dean saiu...

    ResponderExcluir
  26. ^^ Não tenho twitter então minha participação está aí em cima xD!

    ResponderExcluir
  27. Olá! Aí vai minha música para Vitral:

    Sob a imagem de um vitral
    Surge o nosso amor
    Sob a imagem de um vitral
    Um novo destino começa
    No mistério
    Na lembrança
    Na fuga
    E na esperança
    Te vi

    *** Bom, os espaços que separam uma frase da outra tbm contam como espaço? Se for, então passei dos 140 caracteres... Aí eu refaço, okai?

    Bjuxxxxx

    ResponderExcluir
  28. Aí vai a frase do meu best seller:

    Eram sempre os mesmos sonhos toda noite. Carrie já estava assustada, pois não eram sonhos quaisquer. Eles sempre mostravam um estranho medalhão

    Espero que tenha ficado bom :>
    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  29. oi Cristiane td bom? :3 então, seria 140 caracteres contando espaços mesmo, pra dar no mesmo que o twitter.
    dai vc pode reformular sua música um tiquinho por favor? :3

    brigadaaaa
    e gente, que ORGULHO DE VCS TODOS! <3

    ResponderExcluir
  30. Corri! Não vou pra lá! Quero correr, o vento bate no meu rosto, que sensação de liberdade! Mesmo que seja por pouco tempo quero ser livre.#PromoPBS

    Logo eu penso em algo pra Vitral!!!

    ResponderExcluir
  31. As gotas batem incessantes

    Chove forte lá fora

    No vitral uma melodia angustiante

    Chovem as lagrimas de outrora

    #PromoVitral

    ResponderExcluir
  32. Uma mariposa voa em volta da lâmpada, choca-se milhares de vezes contra ela e não para, continua rodeia, rodeia. Mariposa burra! Vai morrer! #PromoPBS

    Mudei um poko o começo de Thumbsucker pra ficar com 140 caracteres, ficou legal!

    ResponderExcluir
  33. Para começar a grande aventura de Kur, primeiro precisamos saber quem é Kur, e para saber quem é Kur vamos conhecer um lenhador chamado Yvan
    #PromoPBS

    Sério, isso de ficar modificando os começos de minhas historias para terem só 140 carateres tah ficando divertido XD

    Parei viu, juro, só parei pq as outras não ficaram legais lol

    Vou ver se encontro inspiração pra novas musicas pro Vitral
    agora vou dormir, adorei essa promo, muito divertida!!!!

    ResponderExcluir
  34. A luz da lua faz o rosto do menino brilhar/ as cores são tão belas, veja!/a santa sorri com o olhar/como é bonito o vitral da igreja!

    #PromoVitral

    É o ultimo hoje! Juro XD
    ME empolguei bonito!

    ResponderExcluir
  35. Sob a imagem de um vitral
    Surge o nosso amor
    Sob a imagem de um vitral
    Um novo destino começa
    No mistério
    Na lembrança
    Na fuga
    Na esperança

    ResponderExcluir
  36. Aaah!!! Acho que agora foi!! Aewwwww!!

    ResponderExcluir
  37. Promo PBS

    Foi correndo atrás de seus sonhos que a grande aventura de Eddie começa. Sempre quis ser escritora, e apesar de todos os "nãos" que recebia

    ResponderExcluir
  38. Promo PBS

    Descobri que o cheiro das 2:17 da madrugada daqui, é igual o do entardecer de lá. E isso pode ser um bom sinal...

    Ah.. aki não aparece meu e mail^^é juliprata@yahoo.com.br :D

    ResponderExcluir
  39. oi Ju! vc preencheu o formulário direitinho? se sim nem precisava ter colocado o email aqui heeh :3
    mas tudo bem, melhor sobrar do que faltar ;3

    ResponderExcluir
  40. Meu Best Seller seria em um lugar onde o leitor poderia se identificar com as personagens, poderia viver livremente uma aventura incrivel!

    ResponderExcluir
  41. gente, a promo está ENCERRADA.
    assim que souber, divulgo aqui a data dos resultados ok?

    bjos, sorte e muuito obrigada a todos que participaram!!

    ResponderExcluir